segunda-feira, setembro 07, 2009

DICAS ÚTEIS

PALHETA

É importante o uso da palheta no aprendizado da guitarra e do violão. Existem várias diferenças quanto à dureza da palheta, o guitarrista deve procurar a que ele se adapte mais ao uso, é importante saber que quanto mais dura ela pode possibilitar mais limpeza no som para solos.Deve-se segurá-la com apenas dois dedos: o polegar e o indicador, deixando os outros dedos soltos para melhor equilíbrio da mão possibilitando melhor velocidade em base ou solos rápidos.Em outro capítulo veremos exercícios para uma boa técnica de palhetada.

CORDAS

Existem também várias tensões diferentes para as cordas do instrumento. O aluno deve usar a que ele mais se adapte, as cordas duras: 10, 11, dão mais peso ao som. Ideais para : punk, rock, heavy metal, grunge, hard-core, trash... as cordas mais leves: 08,09, são ideais para se tocar blues, pop, reggae, ou clássico, por possuírem um som mais leve quando é usada distorção. É importante que sempre após tocar o guitarrista limpe suas cordas com um pano seco, para retirar o suor e evitar que elas enferrugem com pouco tempo de uso.

CAPTADORES

Existem diversos tipos de captadores para guitarra no mercado, eles são os responsáveis pelo som da guitarra, o guitarrista deve procurar um que soe de acordo com o tipo de som que pretende tocar. Alguns captadores são melhores para rock, por exemplo, por atingirem um som mais grave e denso; outros soam mais leve.

DISTORÇÃO

Também são muitas as opções de mercado para distorção. Existem os pedais analógicos, que caracterizam-se por tirarem um som mais cru do instrumento. Alguns tocadores de blues preferem esse tipo de pedal, conhecidos como pedais únicos, por obterem apenas um tipo de distorção. Este tipo de pedal tira um som mais semelhante aos sons antigos, mais real, como comparar um vinil aos cd”s de hoje. Muitos guitarristas preferem essa distorção. Os guitarristas de metal ou progressivo, instrumental, preferem as tão faladas “pedaleiras”, estas obtém um som digital, ou seja, pode-se misturar diversos tipos de distorção e efeitos equalizando-os da maneira desejada. Por exemplo, pode-se misturar uma distorção mais limpa com um reverb, assim se obtém um som pesado e ao mesmo tempo limpo para solos. Algumas pedaleiras possuem até 70 tipos de efeitos, são ideais para o guitarrista que procura tocar com diversos tipos de efeitos.

CONHECIMENTOS

É importante que se procure conhecer diferentes tipos de guitarras, cordas, efeitos e acessórios antes de comprá-los, para assim beneficiar a prática do instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário