segunda-feira, setembro 07, 2009

Arpejos na guitarra

Arpejo é a execução das notas de um acorde de forma melódica, ou seja; as notas são tocadas em seqüência e não ao mesmo tempo como em um acorde ao se tocar uma base. Os arpejos possibilitam ao guitarrista tocar mudanças e partes com uma velocidade considerável, além de boa abertura melódica. Para essa técnica é importante que se estude bem o sweep, pois ele possibilita uma execução perfeita do arpejo colocando uma sonoridade melódica bem interessante. Estude em diversas regiões do braço, em variadas escalas, depois misture arpejos a frases, isso tornará seis solos bastante virtuosos e instigantes, essa técnica é peculiar em guitarristas virtuosos, como Malmsteen, Steve Vai, Paul Gilbert, Petrucci, entre outros.

ARPEJO I: O que torna o arpejo tão interessante são suas muitas formas de aplicação. Eu gosto muito de utilizar arpejos em minhas composições. Podem ser formados de forma tríade ( T, 3ª, 5ª), tétrade ( T, 3ª, 5ª, 7ª) existem ainda os arpejos diminutos, arpejos menores com sétima maior, arpejos maiores com sétima menor, estes possuem um som muito interessante. Vamos exercitar alguns arpejos.

ARPEJO II: Típico exercício de sweep, está no campo harmônico de D Maior. Procure fazer estas tríades para elaborar composições, não apenas para subir e descer.

ARPEJO III: Arpejo em Am. ( A, C, E - T, 3ª, 5ª). Lembrando que para um arpejo menor é colocada a terça menor, para um arpejo maior colocamos terça maior.

ARPEJO IV: Execute esse arpejo com a mesma digitação partindo depois do que está escrito de A# ( 6ª casa da 6ª corda ), C# (9ª casa da 6ª corda) E ( 12ª casa da 6ª corda). Esse é um arpejo de minha criação que possui sonoridades bastante interessantes.
Obs.: vide o vídeo: arpejos mais abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário