quarta-feira, abril 18, 2012

Cuidando do instrumento: 12 dicas úteis.



1) Quando comprar, leve logo a um bom luthier para regular pois de fábrica vem desajustado .Com uma boa regulagem você vai ter mais punch e facilidades para executar suas músicas e exercícios.
2) Sempre depois de tocar seque as cordas por cima e por baixo para retirar suor , gordura, etc.Isso conserva as cordas mais tempo.Pode passar a flanela limpa no corpo e braço do instrumento também , até mesmo nas partes cromadas se vocêtocou nelas.
) Nunca deixe seu baixo ou guitarra em incidência solar direta pois pode empenar e isso tb é válido para umidades gerais tb.Evitar calor excessivo e umidades.

4)Muito cuidado com aqueles suportes de chão que tem apoio para braço .O instrumento deve ser apoiado pelo corpo apenas .Se for usar um que apóia no braço tb , certifique-se de que a pressão no corpo esta sendo maior ou igual a do braço e não o oposto.
5)Sempre é bom ter muito cuidado com os movimentos que se faz quando se esta com um instrumento no colo ou de pé.Tocar num quarto ou sala pequena de forma agitada pode acarretar uma batida séria numa parede ou lustre.Movimente-se de forma tranqüila , sem ações bruscas.
6)Pode-se usar algum produto indicado para polir a madeiragem do seu instrumento.Aqui no fórum o pessoal já deu boas dicas sobre isso.
7)Muito cuidado com o cinto da calça pois raspando atrás pode danificar seriamente a pintura.Alguns tecidos de roupa podem riscar tb .
8)Verifique a integridade da sua alça sempre que for tocar pois se houver algum dano nos engates seu instrumento pode ir ao chão.
9)Se vc for parar por alguns instantes e tiver de sair do local onde está, coloque seu instrumento deitado num sofá ou cama ou então no apoio próprio pois se vc deixar encostado em algo, ele pode escorregar lentamente e cair qdo vc estiver afastado.
10)É bom qdo não for mais tocar deixá-lo dentro de um estojo ou capa que seja pois evita umidade e variações climáticas além de poeira.
11)Tenha cautela em colocação de adesivos ou pinturas caseiras pois se não gostar do resultado ou se enjoar , pode ser que saia muito caro deixar como antes.
Na hora de vender um instrumento com pintura original e sem adereços tem muito mais valor e gera menos desconfianças
dos compradores.
12)O mais importante:Seja uma guitarra Tonante ou uma Ibanez JEM, um baixo Jennifer ou um Alembic Stanley Clarke Signature...ame-o!Trate-o com carinho e sinta prazer em acolhê-lo em seus braços.Seu instrumento é um amigo que você tem para horas de alegria , de solidão,de descontração total, de trabalho...um amigo que depende muito do seu zelo e dedicação para corresponder igualmente.
Respeite o seu instrumento e o dos outros tb.
Quem aqui nunca ficou parado só admirando por um bom tempo sua guitarra ,baixo, violão como se ele tb estivesse lhe retribuindo o mesmo sentimento?
Para continuar tendo estes e outros momentos bons com seu amigo, cuide bem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário