sábado, maio 28, 2011

Guitarra Blues.


Olá pessoal, aqui posto um exercício para dinâmica de blues do parceiro Beto Almeida,companheiro do mestres da guitarra, bom estudo.


Mais dinâmica no Blues

Olá amigos das seis cordas, é um prazer enorme escrever para o site MESTRES DA GUITARRA, e pra começar nada melhor do que uma progressão de blues. Essa progressão encontra-se numa das músicas do meu próximo CD, que será lançado em breve. Uma característica interessante que quero salientar é a dinâmica que podemos criar tendo por base um blues tradicional. Vamos começar por analisar uma progressão de blues tradicional de 12 compassos, é importante lembrar que a blues tradicional de 12 compassos possui várias formas diferentes de ser executada. Um chorus tradicional de blues, também conhecido com “12 BAR BLUES”, tem a seguinte progressão: no 1º compasso o I7 grau da sua tonalidade correspondente que repete-se sequencialmente até o 4º compasso; no 5º e no 6º compasso teremos o IV7 grau; no 7º e no 8º compasso teremos novamente o I7 grau; temos então no 9º compasso, o V7 grau; já no 10º compasso teremos o IV7 grau; e no 11º compasso volta-se para o I7 grau; por fim no 12º compasso temos o que é chamado de “TURNAROUND”, que era preenchido com o V7 grau novamente, levando assim para o começo da progressão, seguindo o mesmo padrão considerado. Um chorus tradicional de blues em MI maior é escrito dessa forma:

Ex.01
/:E7 / % / % / % /
/ A7 / % / E7 / % /
/ B7 / A7 / E7 / B7/ ex. com guitarra base.


Para conseguir mais dinâmica no momento do solo, você pode fracionar os 12 compassos, e transforma-lo em 8 compassos, veja o exemplo:

Ex.02
/ A7 / % / E7 / % /
/ B7 / A7 / E7 / B7 /

Ao em vez de você voltar para o I7 grau do 1º compasso do blues tradicional, você omite os quatro primeiros compassos, começando assim do 5º compasso no IV7 grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário