Alguns mitos
Muitas coisas são ditas sobre as guitarras de acrílico: que elas arranham com facilidade, que o timbre não se compara a uma boa madeira, o timbre é sem brilho, o sustain é ruim, o peso é o de 3 guitarras "normais", e por aí vai...
Bem, esse artigo é justamente para tentar elucidar alguns aspectos referentes a essa guitarra. De antemão, cito que todas as afirmações citadas são falsas, exceto a que refere ao peso. Realmente, as guitarras que possuem um corpo em acrílico pesam mais, mesmo se levarmos em conta as guitarras de madeira mais antigas e pesadas.
O material
Para início de conversa, o acrílico não é "apenas um plástico", como alguns dizem. Lembrando que o plástico pode ser do tipo de uma sacola de mercado até algo que interrompa o caminho de uma bala de pistola 44. Ou seja, o material tem diferentes formas. Até alguns carros esporte possuem base de acrílico em sua carcaça.
Os instrumentos dotados de um corpo em acrílico possuem um belo visual, sua transparência perfaz um aspecto diferente, moderno e agradável aos olhos dos mais exigentes.
Muitas guitarras com esse material recebem iluminação com leds, compondo um estilo muito peculiar e aspecto vistoso em palco. Steve Vai é um exemplo de instrumentista que utiliza uma dessas guitarras.
Timbre
Podemos dizer que com bons captadores o timbre não perde em nada para a madeira. A Ibanez 20 Th (Guitarra comemorativa da marca) apresenta um timbre excelente, sustain equilibrado e brilho suave. A ponte pode ser rebitada, não há a necessidade do uso de parafusos como na madeira, mas prefiro o uso destes, pois são melhores para um ajuste correto e pessoal junto ao instrumento.
Como cuidar da guitarra
Para manter o aspecto do instrumento intacto, basta que não se utilize abrasivos, apenas polidores, como lustra-móveis, óleo de peroba e outros. Eles retiram qualquer arranhão. Nunca se deve utilizar álcool na limpeza. Desta forma o acrílico mantém sempre uma aparência brilhosa e dá um ar de novo ao instrumento.
Comparação
Considero o acrílico muito superior aos outros materiais para guitarra (que não madeira), como o alumínio ou a fibra de carbono. O fator que desagrega sorrisos é o elevado peso. Enquanto uma guitarra feita em madeira pesa de 3kg (as mais modernas, tipo Ibanez Prestige) a 5kg, uma guitarra de acrílico pesa entre 6,5 kg a 8,5 Kg.
Autor: Júlio Vallim
Artigo escrito para o site Guitar Coast: http://www.guitarcoast.com/2015/05/guitarras-de-acrilico_6.html