Acordes são um conjunto de no mínimo três notas tocadas de maneira simultânea ou de forma dedilhada. Estas notas são chamadas de TÔNICA, TERÇA e QUINTA e serão de primordial importância em todo o conhecimento musical.
TÔNICA
Recebe esse nome a nota fundamental de um acorde, a nota mais importante, que vai dar o nome ao mesmo. Por exemplo: o acorde de LA terá a nota la como tônica, o acorde de MI terá a nota mi como sua tônica; a partir da tônica é que poderemos formar um acorde ou escala para uma composição.
TERÇA
A terça de um acorde será a nota responsável por caracterizá-lo como maior ou menor, isto é, se o acorde possuir uma terça maior ele será maior; se possuir uma terça menor este será menor. Para indicarmos uma terça maior basta chamar esta de terça, para uma terça menor chamamos de terça menor.
QUINTA
A quinta ou quinto grau não mudará sendo o acorde ou escala maior ou menor.
FORMANDO UM ACORDE
Dispondo as notas em seqüência poderemos separá-las em graus, a partir disso caracterizá-las.
I II III IV V VI VII VIII - GRAUS
A B C D E F G A - NOTAS
1 TOM ½ TOM 1 TOM 1 TOM ½ TOM 1 TOM 1 TOM - DIFERENÇA EM TONS
A nota tônica será a escolhida que dá nome ao acorde, vamos exemplificar formando o acorde de la. Assim nossa tônica será A, precisaremos agora achar terça e quinta.
Sendo o acorde A maior necessitamos de uma terça maior, como achá-la ? lembrando que a tônica será nosso primeiro grau a terça ficará como terceiro grau, porém, é preciso saber que toda a terça maior possúi 2 tons de diferença para a nota tônica. Assim devemos saber: A ( 1 tom ) B ( ½ tom ) C ( ½ tom ) C#, fechando 2 tons aqui teremos C#, então esta nota é a terça ( maior ) de A .
A quinta deverá estar no quinto grau da tônica, chamada de quinta justa .
I II III IV V
A B C D E E será , portanto a quinta de A
Assim, teremos como notas que formam o acorde de A:
TÔNICA - A TERÇA - C# QUINTA - E
tente formar outros acordes maiores a partir dessa teoria.
Para os acordes menores apenas mudaremos a terça para terça menor.
A terça menor fica a 1 tom ½ da tônica.
A ( 1 TOM ) B ( ½ TOM ) C
então, C é a terça menor de A
ACORDE DE Am ( usamos m para representar menor
Am ( tônica - A , terça menor - C, quinta - E )
OBS: a diferença de um acorde maior para um menor está em sua terça.
ACORDES GRAUS
I III V
DÓ DÓ MI SOL
RÉ RÉ FÁ LÁ
MI MI SOL SI
FÁ FÁ LÁ DÓ
SOL SOL SI RÉ
LÁ LÁ DÓ MI
SI SI RÉ FÁ
P.S: É importante lembrar que a terça não corresponde necessariamente ao terceiro grau, pois este pode estar ao lado ( bemol ) ou ( sustenido ). Dependendo se vai ser uma terça maior ( 2 tons da tônica ) ou terça menor ( 1tom ½ da tônica ).
FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACORDES
Nesse tópico não colocarei gráficos para que o aluno exercite montando acordes em seu instrumento, com os conhecimentos anteriores isso torna-se perfeitamente possível.
TRÍADES
Uma tríade é formada pela superposição de duas terças, formando um acorde de três sons: uma nota fundamental ( tônica ) I grau, uma terça, III grau; e uma quinta, V grau.
As tríades podem ser de quatro tipos básicos:
Maior: I - III - V GRAUS
Menor: I - IIIb - V
Aumentada: I - III - 5#
Diminuta: I - IIIb - 5b
TÉTRADES
Uma tétrade é um acorde de quatro sons, uma tônica, terça, quinta e sétima ( VII grau ).
Sétima maior: I - III - V - VII
Menor com sétima : I - IIIb - V - 7b ( b - entende-se como menor )
Dominante: I - III - V - VIIb
Diminuta: I - IIIb - Vb - 7bb
Menor com sétima maior: I - IIIb - V - VII
Meia-diminuta: I - IIIb - Vb - 7b
Sétima maior e quinta aumentada: I - III - V# - 7
Aumentada ( + ) meio tom acima.
ACORDES COM SEXTA
Acorde onde uma sexta maior é adicionada à tríade( maior ou menor ).
ACORDE SUSPENSO
Acorde onde a terça é substituida pela quarta justa , ver assunto: intervalos
ACORDE COM NOTAS DE TENSÃO
Acorde onde a tríade ou tétrade vêm acrescidas de nona, décima primeira ou décima terceira.
Chords are a set of at least three notes played simultaneously or in a fingered. These notes are called Tonic, Tuesday and Thursday and will be of paramount importance in any musical knowledge.
TONIC
Called that the fundamental note of a chord, the note most importantly, it will give the same name. For example, the chord of LA will note it as a tonic, the chord of the note will IM me as their keynote, from the issue here is that we could form a chord or scale to a composition.
TUESDAY
One-third of a chord will be responsible for the note described him as more or less, that is, if the chord has a major third it will be larger if this has a minor third will be less. To indicate a major third simply call this Tuesday to a minor third minor third call.
THURSDAY
The fifth or fifth grade will not change the chord or scale is larger or smaller.
FORMING A CHORD
Featuring the notes in sequence can separate them in degrees, from that characterize them.
I II III IV V VI VII VIII - DEGREES
A B C D E F G A - NOTES
TOM TOM 1 ½ 1 ½ TOM TOM TOM 1 1 1 TOM TOM - DIFFERENCE IN TONE
The keynote will be chosen that names the chord, we have listed the chord of forming it.So our tonic is A, we must now find Tuesday and Thursday.
Being the largest chord need a major third, how to find it? remembering that the keynote will be our first to third grade will remain as the third grade, however, we must know that all the major third has 2 shades of difference to the keynote. So we should know: A (a tone) B (½ pitch) C (½ pitch) C #, here we have closed two tones C #, so this note is the major (third) of A.
The fifth will be in the fifth degree of the tonic, called the fifth.
I II III IV V
A B C D E will therefore be the fifth in the
Thus, we as notes forming the chord of A:
Tonic - A TUESDAY - THURSDAY # C - E
try to make other major chords from that theory.
For minor chords will change only for the third minor third.
A minor third is 1 ½ the tonic tone.
A (1 TOM) B (½ TOM) C
then C is the minor of A
WAKE OF Am (we use m to represent less)
Am (tone - A minor third, C - fifth - E)
Note: the difference in a major chord to a minor is in its third
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