ACORDES- FORMAÇÃO
Acordes são um conjunto de no mínimo três notas tocadas de maneira simultânea ou de forma dedilhada. Estas notas são chamadas de TÔNICA, TERÇA e QUINTA e serão de primordial importância em todo o conhecimento musical.
TÔNICA
Recebe esse nome a nota fundamental de um acorde, a nota mais importante, que vai dar o nome ao mesmo. Por exemplo: o acorde de LA terá a nota la como tônica, o acorde de MI terá a nota mi como sua tônica; a partir da tônica é que poderemos formar um acorde ou escala para uma composição.
TERÇA
A terça de um acorde será a nota responsável por caracterizá-lo como maior ou menor, isto é, se o acorde possuir uma terça maior ele será maior; se possuir uma terça menor este será menor. Para indicarmos uma terça maior basta chamar esta de terça, para uma terça menor chamamos de terça menor.
QUINTA
A quinta ou quinto grau não mudará sendo o acorde ou escala maior ou menor.
FORMANDO UM ACORDE
Dispondo as notas em seqüência poderemos separá-las em graus, a partir disso caracterizá-las.
I II III IV V VI VII VIII - GRAUS
A B C D E F G A - NOTAS
1 TOM ½ TOM 1 TOM 1 TOM ½ TOM 1 TOM 1 TOM - DIFERENÇA EM TONS
A nota tônica será a escolhida que dá nome ao acorde, vamos exemplificar formando o acorde de la. Assim nossa tônica será A, precisaremos agora achar terça e quinta.
Sendo o acorde A maior necessitamos de uma terça maior, como achá-la ? lembrando que a tônica será nosso primeiro grau a terça ficará como terceiro grau, porém, é preciso saber que toda a terça maior possúi 2 tons de diferença para a nota tônica. Assim devemos saber: A ( 1 tom ) B ( ½ tom ) C ( ½ tom ) C#, fechando 2 tons aqui teremos C#, então esta nota é a terça ( maior ) de A .
A quinta deverá estar no quinto grau da tônica, chamada de quinta justa .
I II III IV V
A B C D E E será , portanto a quinta de A
Assim, teremos como notas que formam o acorde de A:
TÔNICA - A TERÇA - C# QUINTA - E
tente formar outros acordes maiores a partir dessa teoria.
Para os acordes menores apenas mudaremos a terça para terça menor.
A terça menor fica a 1 tom ½ da tônica.
A ( 1 TOM ) B ( ½ TOM ) C
então, C é a terça menor de A
ACORDE DE Am ( usamos m para representar menor )
Am ( tônica - A , terça menor - C, quinta - E )
OBS: a diferença de um acorde maior para um menor está em sua terça.
ACORDES GRAUS
I III V
DÓ DÓ MI SOL
RÉ RÉ FÁ LÁ
MI MI SOL SI
FÁ FÁ LÁ DÓ
SOL SOL SI RÉ
LÁ LÁ DÓ MI
SI SI RÉ FÁ
P.S: É importante lembrar que a terça não corresponde necessariamente ao terceiro grau, pois este pode estar ao lado ( bemol ) ou ( sustenido ). Dependendo se vai ser uma terça maior ( 2 tons da tônica ) ou terça menor ( 1tom ½ da tônica ).
GRÁFICO DE ACORDES
____1___2_____3__ casas do braço
|_____|_____|_____|
|_____|_____|_____|
|_____|_____|_____|
|_____|_____|_____| as linhas representam as cordas ( de cima para baixo: 1a. 2a. 3a. 4a. 5a. 6a. )
|_____|_____|_____| 6a. corda
1A. 2A. 3A. ( Casas do braço )
C D E F
______________ ______2_______ ______________ __1___________
|_1___|_____|_____| |_____|_____|__3__| |_____|_____|_____| |__1__|_____|_____|
|_____|_____|_____| |_____|__1__|_____| |__1__|_____|_____| |__1__|__2__|_____|
|_____|_2___|_____| |_____|__0__|_____| |_____|__3__|_____| |__1__|_____|__4__|
|_____|_____|__3__| |_____|_____|_____| |_____|__2__|_____| |__1__|_____|__3__|
|_____|_____|_____| |_____|_____|_____| |_____|_____|_____| |__1__|_____|_____|
1A 2A. 3A. 1A. 2A. 3A. 1A. 2A. 3A. 1A. 2A. 3A. .
G A B
______________4__ ________________ __1_____________
|_____|_____|__3__| |_____|___4_|_____| |__1__|_____|__4__|
|_____|_____|_____| |_____|___3_|_____| |__1__|_____|__3__|
|_____|_____|_____| |_____|___2_|_____| |__1__|_____|__2__|
|_____|___1_|_____| |_____|___0_|_____| |__1__|_____|_____|
|_____|_____|__2__| |_____|_____|_____| |__1__|_____|_____|
1A. 2A. 3A. 1A. 2A. 3A. 1A. 2A. 3A.
FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACORDES
Nesse tópico não colocarei gráficos para que o aluno exercite montando acordes em seu instrumento, com os conhecimentos anteriores isso torna-se perfeitamente possível.
TRÍADES
Uma tríade é formada pela superposição de duas terças, formando um acorde de três sons: uma nota fundamental ( tônica ) I grau, uma terça, III grau; e uma quinta, V grau.
As tríades podem ser de quatro tipos básicos:
Maior: I - III - V GRAUS
Menor: I - IIIb - V
Aumentada: I - III - 5#
Diminuta: I - IIIb - 5b
TÉTRADES
Uma tétrade é um acorde de quatro sons, uma tônica, terça, quinta e sétima ( VII grau ).
Sétima maior: I - III - V - VII
Menor com sétima : I - IIIb - V - 7b ( b - entende-se como menor )
Dominante: I - III - V - VIIb
Diminuta: I - IIIb - Vb - 7bb
Menor com sétima maior: I - IIIb - V - VII
Meia-diminuta: I - IIIb - Vb - 7b
Sétima maior e quinta aumentada: I - III - V# - 7
Aumentada ( + ) meio tom acima.
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