sábado, setembro 04, 2010

Progressão harmônica - Harmonic progression

Há uma diferença entre um acorde maior e um menor. Os músicos e estudantes de música, quando tentam expressar em palavras tal diferença, costumam dizer que o som dos acordes maiores são mais alegres, enquanto os acordes menores são mais tristes. Dessa forma, músicas com motivos tristes, tendem a ser construidas em acordes menores e vice-versa. Este tipo de sentimento que é normalmente gerado por diferentes acordes é também utilizado na construção de padrões seqüênciais denominados progressões. Pegue-se uma seqüência de acordes qualquer de uma música, como por exemplo o padrão I, IV, V (C F G C). Isto é uma progressão de acordes. Se essa seqüência for tocada várias consecutivas experimentando diferentes ritmos e batidas será possível observar que todos os acordes se encaixam perfeitamente. Há um apelo entre os acordes, um acorde criando uma tensão maior ou menor. Este "apelo" é comumente denominado de tensão, ou seja, certos acordes conduzem à uma tensão crescente, acumulando tensão. Quando se volta ao C (Tônica) esta tensão é liberada. É possível perceber, ouvindo a algumas músicas essa tensão se acumulando em determinados trechos, até atingir um clímax (com certa freqüência a parte mais alta), para ser em seguida liberada. Esta progressão tomada como exemplo, que é uma das mais comuns nos dias atuais, é denominada de progressão I IV V, (aquela citada no exemplo acima) e tem justamente estas características de acúmulo de tensão e posterior liberação.

Ela é denominada I IV V porque é composta dos acordes de numero I, IV e V de uma escala musical, neste caso a de C. Veja abaixo:

C I D II E III F IV G V A VI B VII C VIII

Na escala de D, por exemplo, ela teria a seguinte formação: D G A D.

Uma outra progressão bastante comum é a I III IV. Que na escala de C resultaria em C E F. E na escala de E por exemplo E G# A. Experimente com esta progressão em diferentes escalas e com diferentes batidas.

A progressão de blues também é algo muito importante e deve ser estudada. Um grande número de canções baseia-se em progressões típicas e relativamente fáceis de serem aprendidas, através das quais é possível "tirar" músicas e "levar" outras sem conhecer sua composição. As progressões constituem-se apenas numa base que permite inúmeras variações, e não em regras fixas. Os grandes músicos são justamente aqueles que de certa forma desrespeitam estas progressões sem quebrar a harmonia do conjunto musical, ou seja, a tensão é acumulada e quebrada através de uma progressão não convencional de acordes utilizando-se da criatividade

There is a difference between a major chord and a minor. Musicians and music students as they try to express in words such a difference, often say that the sound of the major chords are more cheerful, while minor chords are sad. Thus, music sad reasons, tend to be built on minor chords and vice versa. This kind of feeling that is usually generated by different chords is also used in the construction of sequential patterns called progressions. Take a sequence of chords of any song, like the standard I, IV, V (CFGC). This is a chord progression. If this sequence is played several consecutive experimenting with different rhythms and beats you will notice that all the chords fit perfectly. There is a call between the chords, a chord creating a voltage higher or lower. This "appeal" is commonly called voltage, ie certain chords leading to a growing tension, building up tension. When it returns to C (Tonic) this tension is released. You can understand, listening to some music that strain is accumulating in certain areas, reaching a climax (with a certain frequency to the highest part), to then be released. This progression taken as an example, which is one of the most common nowadays, is called progression I IV V (the one quoted in the above example) and has precisely these characteristics of strain accumulation and subsequent release.

It is called the I IV V chord because it is composed of the number of I, IV and V of a musical scale, in this case C. See below:

D E C I II III IV F G A V B VI C VII VIII

On the scale of D, for example, it would have the following training: DGA D.

Another fairly common progression is I IV III. That the scale of C would result in C and F. And the scale of E eg E G # A. Experiment with this progression in different scales and with different beats.

The blues progression is also very important and should be studied. A large number of songs based on progressions typical and relatively easy to be learned, through which you can "take out" music and "lead" other without knowing their composition. The progressions are only on a basis that allows many variations, rather than fixed rules. Great musicians are precisely those that somehow do not respect these progressions without breaking the harmony of the musical ensemble, ie, the strain is accumulated and broken through an unconventional chord progression using creativity